terça-feira, 30 de agosto de 2011

Que tal transformar os ambientes presenciais de ensino?

Inserção de práticas pedagógicas on-line em ambientes de ensino presencial


Bem, pessoal!

A atividade apresentada a seguir fez parte da produção final do curso FCTEWeb 2.0, módulo 1, promovido pela Fundação Cecierj - Extensão
1 -Tema:
Inserção de práticas pedagógicas on-line em ambientes de ensino presencial
2 -Justificativa
A necessidade premente de mobilizar alunos para buscar:
  • Novas práticas, compreensões e relações, por meio de estratégias específicas para resoluções de problemas, produção de idéias, autorias e co-autorias;
  • Participação mais ativa no processo de construção de conhecimento;
  • Exercício de autonomia, integração e colaboração;
  • Formação plena, continuada na educação.
3 - Público-alvo
Alunos cursando o 4º módulo de inglês em Centro de Idiomas de instituição pública de ensino.
4 - Pré-requisitos:
O aluno deverá:
·         Conhecer recursos básicos de computador;
·         Saber utilizar editor de texto;
·         Disponibilizar tempo para interação e participação de atividades.
5 - Objetivos:
Gerais:
·   Viabilizar novas práticas pedagógicas;
· Ampliar possibilidades do universo colaborativo de aprendizagem;
·   Expandir novos conceitos e formas de aprender;
·   Produzir e aplicar conhecimento.
Específicos:
  • Informar, instruir quanto ao uso do computador e recursos mais avançados;
  •  Despertar interesse de aprimoramento através do conhecimento de novas estratégias de aprendizagem;
  •  Estimular curiosidade e pesquisa; novas produções;    Promover autoestima, realização pessoal e coletiva;
  • Fortalecer relacionamentos;
  • Desenvolver habilidades e competências específicas ao uso e recursos do   computador e à aprendizagem de inglês;
  • Conscientizar para a descoberta de novos talentos;
  •  Proporcionar o conhecimento e uso de diferentes linguagens e formas de comunicação;
6 - Metodologia
O planejamento dos conteúdos e respectivas estratégias de aplicação estão relacionados às perguntas - o quê, como, para qual finalidade – e à concepção de “aprender fazendo” que norteia o processo ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, o conteúdo (do livro usado no curso) será aquele que apresentar maior relevância para o conjunto das necessidades da turma.
Através da interação, do trabalho colaborativo e da concepção pedagógica de “Aprender fazendo”, as atividades serão organizadas para informar, instruir, capacitar; para despertar curiosidade; para desenvolver reflexão, pensamento crítico e autonomia, objetivando-se resolução de problemas; para ampliar expectativas positivas em relação a novas descobertas e possibilidades de construção entre diferentes saberes e, finalmente, para desenvolver conteúdos, utilizando-se diferentes linguagens e formas de comunicação.
7 - Local de realização: em casa e/ou na Biblioteca Digital.
8 - Duração: 8 (quatro) aulas divididas em dois (2) circuitos:
Primeiro e segundo ciclo de atividades: 1h40min (dois dias, para cada etapa, em sala de aula), 1h40min (dois dias, para cada etapa, na biblioteca virtual).
9 - Estratégias:
  • Oferecer vídeos motivacionais, enviados por e-mail, gradualmente, para aquecer ânimo e despertar curiosidade; 

1.     Criação de uma google account;
2.     Criação de um google docs;
10 - Etapa final do primeiro ciclo e Início de outro ciclo de atividades
Divulgar novos tutoriais para utilização de novas ferramentas para exposição on-line dos trabalhos realizados pela turma.
11- Culminância
Acontecer próximo ao final do módulo, por meio de:
  • Confecção de murais, vídeo ou apresentação de slides;
  • Exibição do material on-line e no curso, através de ferramentas  escolhidas pela turma.
12 – Ferramentas da Web 2.0
  • Google docs;
  • Correio eletrônico;
  • Possibilidade de inserção de vídeo; slideshare, blog.
13 - Avaliação
O aluno será avaliado por sua:
  • Atitude e Iniciativa (Individual - investimento pessoal: tempo, dedicação, organização e cumprimento de prazo; em grupo - apoio, compartilhamento de recursos, socialização de ideias, liderança, autogestão e afetividade);
  • Produção técnico-criativa;
  • Desenvolvimento e aprimoramento do conteúdo selecionado na língua-alvo de aprendizagem;
  • Qualidade na interatividade;
  • Participação nas atividades realizadas na biblioteca virtual em casa e em sala de aula;
  • Por seus comentários on-line, após assistir vídeos ou ler artigos indicados para leituras básicas.
14-Fonte:

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